sábado, novembro 17, 2007

MUITOS VIVAS À GESTÃO 2007 DO CAF-UFPR

Posso dizer, sem meias palavras, que a gestão Instinto Coletivo (2007) do Centro Acadêmico de Farmácia (CAF-UFPR) foi linda. Linda porque foi acolhedora, aberta, divertida, organizada, comunicativa, de luta, de festa, de ciência, de reunião e de ocupação.

Entendendo que o centro acadêmico é um espaço que deve ajudar os estudantes a se organizar, a resolver problemas, a aumentar a integração, propiciando reuniões, eventos dos mais variados tipos, festas e felicidade, vejo uma gestão muito realizada dando espaço para novos, e antigos, militantes continuarem nessa luta.

Muitas foram as conquistas nesse ano e a mais valorosa foi, certamente, o reconhecimento do CAF como a representação de todos os estudantes de farmácia. Sabemos o quão trabalhoso, angustiante e, não contraditoriamente, gratificante estar com essa missão nas mãos.

Organizamos uma semana do calouro e um churrasco do calouro em cada semestre, interperíodos, cervejadas, churrasco verdurada, com direito à farmoscar e muita diversão, e demos apoio às aulas de forró.

Produzimos “O Bula”, vídeos, atualizamos regularmente o blog do CAF, fizemos cartazes, mandamos e-mails para maior disseminação das informações de interesse de todos.

Houve cursos também: “Como Funciona a Sociedade?”, “Medicamento: da pesquisa ao uso”, com o Professor Barros da UFJF, assembléias de curso, discussão da grade horária, de currículo, sobre os problemas do curso, ENADE e diversos debates sobre REUNI.

Organização e limpeza do CAF sempre foram muito importantes para mantermos um ambiente agradável, adquirimos dois computadores, uma TV 20’’ com entrada de áudio e vídeo, um DVD, e aumentamos o acervo da DVDteca.

Participamos, representando os estudantes de farmácia, das reuniões de colegiado, de departamento, setoriais, de conselhos de entidades de base (CEB’s), encaminhando as solicitações dos estudantes.

Ajudamos a organizar a JOFAR, com atividades transversais e complementares sobre saúde coletiva, organizamos a campanha 05 de maio, pelo uso racional de medicamentos, participamos de conferências distritais e municipal de saúde, defendendo interesses dos usuários do SUS e pela qualidade do sistema único de saúde, participamos do Fórum Popular de Saúde (FOPS) e ajudamos a reviver o Espaço Saúde.

Sempre em defesa da Universidade pública, gratuita e de qualidade, estivemos presentes em reuniões da Frente de Luta Contra a Reforma Universitária, atos, marchas e na ocupação. Incentivamos e propiciamos a participação de todos os estudantes no Encontro Nacional dos Estudantes de Farmácia (ENEF), conseguindo ônibus e barateando os custos da viagem.

Compramos bolsas, mochilas, pastas, adesivos, bottons, moletons, jalecos, óculos de segurança, pêras para disponibilizar aos estudantes de forma mais cômoda. Produzimos textos e materiais sobre produção científica com o objetivo de agradar a todos, e tudo isso de modo “financeiramente saudável”, independentemente de partidos políticos, ou empresas privadas que lucram na lógica da exploração do capital.

Com o exemplo dessa gestão 2007 no CAF-UFPR, esperamos que outras futuras gestões estejam sempre presentes nas lutas estudantis, vivenciando e ajudando a solucionar quaisquer problemas do curso ou referentes à qualidade da universidade, com a incumbência de dar continuidade ao instinto coletivo que nos une e fortalece.
Carol Scopel do Instinto Coletivo