sábado, novembro 03, 2007

O Que é ENADE?

Quase todas as Entidades Estudantis do Brasil como o CAF-UFPR e a Nossa Executiva ENEFAR são favoráveis ao Boicote. Mas antes de tomar uma decisão de uma lida nos Materiais Produzidos.

1) Cartilha feita pelo CAWF UNIRIO (muito boa, explica tim tim por tim)

2) Por que os Estudantes boicotam o ENADE? (cartilha feita pela executiva de Comunicação)

3) Proposta para uma avaliação de VERDADE: (o Mov Estudantil é PROPOSITIVO, não queremos simplesmente reclamar)
3.1 Primeira parte
3.2 segunda parte

(Não podemos cair no canto da Sereia que o "conceito vai cair". Temos que avaliar as condições reais do Ensino súperior. De mentira já basta a "democracia" existente na UFPR).

Desvendando algumas mentiras:
1. Se eu boicotar o ENADE não receberei meu diploma:
A verdade é que o estudante selecionado deve comparecer à prova, no entanto, ele não é obrigado a fazer a prova. Ou seja, o estudante vai no local e na hora marcados para a prova, entra na sala, senta na cadeira, ouve o fiscal falar, recebe a prova, assina a prova, cola o adesivo do boicote E SÓ!!! O estudante não deve responder nenhuma questão.
Então: o estudante vai para a prova, mas não faz a prova, esse é o jeito certo de boicotar.

2. Minha nota vai aparecer no meu histórico escolar:
A NOTA DO ESTUDANTE NO ENADE NÃO PODE SER DIVULGADA!!! A Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004 em seu 4° artigo, 9° parágrafo determina: Na divulgação dos resultados da avaliação é vedada a identificação nominal do resultado individual obtido pelo aluno examinado, que será a ele exclusivamente fornecido em documento específico, emitido pelo INEP.
Ou seja, ninguém além do estudante poderá ter acesso a nota dele, se isso acontecer, será por meio de um ato ILEGAL, cabendo um processo por danos morais ou alguma outra coisa, tanto sobre o INEP quanto sobre a pessoa ou instituição que estiver divulgando notas.

3. Se eu boicotar, serei punido pela coordenação do meu curso:
É a mesma coisa do item anterior. Ninguém além do estudante pode ter acesso à nota do ENADE. Se acontecer qualquer tipo de represália, os estudantes devem procurar ajuda legal para processar a instituição.

Mas uma coisa deve ficar clara para tod@s nós:
Não boicotamos por boicotar, boicotamos por uma avaliação de verdade! E isso devemos debater profundamente com @s estudantes que boicotarão o ENADE esse ano: boicotar é um ato político de deslegitimação do ENADE, do SINAES e de toda a Reforma Universitária do Governo Lula.