domingo, fevereiro 04, 2007

Relato CONEEF e o que aprendi no MEF

Salve amig@s e companheir@s.

Escrevo esse mail para compartilhar o que tenho aprendido no MEF (movimento Estudantil de Farmácia).
Considero ser um privilégio fazer parte de tudo isso, pois me propiciou a conhecer várias pessoas (estudantes, companheiros e mestres),lugares (FIOCRUZ e etc), ouvir sobre assuntos que nunca foram citados durante a graduação e expandir o horizonte sobre nosso trabalho e a luta pelo SUS.
Na última semana de Janeiro realizamos LXI CONEEF(conselho nacional de entidades estudantis de Farmácia- uma espécie de reunião nacional de Centros acadêmicos) e também comemorei meu 21º renascimento. E senti o CONEEF como um renascimento do MEF, pois discutimos desde assuntos como: Farmácia Popular (e seus ataques contra o SUS e a Nossa Constituição); âmbito farmacêutico/ profissão; o ENEF (encontro nacional de estudantes de farmácia-Coraçã o do MEF); Diversidade sexual e o mais importante e agregador: Diversidade Cultural.
Pude perceber o quão preconceituoso ainda sou com relação determinados assuntos, o quanto tenho q aprender com @s @utros estudantes espalhado pelo país.
Algumas discussões foram até 03h da manha como foi o caso do ENEF e outros um pouco negligenciados como a Residência.
Apontamos a necessidade da formação política com instrumento para entender a sociedade em que estamos inseridos e como iremos atuar na sociedade, seja como pesquisador, professor, farmacêutic@ da atenção básica ou o que acharmos q temos maior aptidão...para tanto iniciamos a construção de um seminário e materiais para fomentar tal discussão.
Com relação ao ENEF(que será em Julho em São Luís -MA) decidimos aproxima-lo da realidade diária e futura dos estudantes de farmácia: iremos discutir a profissão; a graduação/perfil; as Reformas; a Farmácia popular;e o SUS. Ainda dentro do ENEF teremos: O DAS, o Turef, o CCBEEF, os cursos e as oficinas e durante as noites os Culturais(tentando mostrar a cultura de cada região e a cultura da cidade sede). para entender as siglas visite o sitio da ENEFAR

Bom existem milhares de coisas q gostaria de compartilhar mas sei q a galera tem preguiça de ler, então pra resumir: Participem do MEF, pois foi com ele q aprendi a respeitar pessoas e culturas. Conheci a FIOCRUZ / FAR-Manguinhos (um super complexo educacional e industrial e PÚBLICO- q me ensinou a respeitar os pesquisadores( pois pensava q eram em sua maioria alienados a realidade nacional) e ainda revigorou minha vontade de lutar por um outro mundo.
Caso alguém queira saber mais sobre como foi, escreva um mail para mim ou leia as atas que serão disponibilizadas em breve no sitio da ENEFAR
Em breve mandarei mais informações sobre o ENEF e abaixo segue o atalho para o sitio eletrônico da FIOCRUZ e sobre como fazer Estágios e mestrado lá.
obs:
Quem pode ira ao CONEEF? Qualquer estudante que participe das discussões do CAF.
Quem financia? Depende da condição financeira do CAF: as passagens até o Rio foram "pagas" pela AAE(acessória de assuntos estudantis). dai para Niterói e os eventuais passeis(do bolso de cada um) e a inscrição(alimentaçã o,limpeza, segurança, certificados e o local) o CAF. Qualquer duvida veja a prestação de contas no blog do CAF