sábado, outubro 07, 2006

Reforma Universitária, têm relação com a farmácia?

Caravana à Brasilia em 09 de novembro.

A Plenária Nacional de Entidades e Delegados pela Retirada da Reforma Universitária, realizada no dia 27 de agosto, reuniu no Campus da Universidade Federal de São Carlos 17 universidades, trazendo a adesão de 62 entidades de todo o Brasil, delegados mandatados por 41 CAs, DAs e DCEs e mais outras 15 entidades observadoras.
Satisfazendo a necessidade real de discussão sobre o projeto de Reforma Universitária (RU), cuja 4ª versão já se encontra publicada (PL 7.200/06), a Plenária foi marcada pelo caráter de frente única o que contribuiu decisivamente para o sucesso da mesma.
A 4ª versão do projeto inclui limitações orçamentárias segundo critérios de “produtividade”, cobrança de taxas, implantação de parcerias público-privadas (PPP) e não prevê a anulação da Lei de Mensalidades FHC, que joga estudantes na criminalidade. Algumas dessas mudanças já podem ser observadas: há alguns anos atrás a principal linha de pesquisa da faculdade de Farmácia da USP era voltada ao desenvolvimento de novos medicamentos. Atualmente, após a implantação de PPP’s, a linha de pesquisa voltou-se para a produção e desenvolvimento de cosméticos!
A RU que está proposta não atende as reivindicações históricas do movimento estudantil, como destinação das verbas públicas apenas para a escola pública, acesso de todos à universidade pública, verba rubricada específica do Orçamento para a assistência estudantil, não ao capital estrangeiro na universidade, entre outras.
A importância de uma atividade com caráter de frente única pode ser demonstrada pela luta dos estudantes na França, pela retirada do projeto de desregulamentarização dos direitos trabalhistas, intitulado “Contarto de Primeiro Emprego”. A unidade foi imprescindível para a vitória.
Será realizada dia 09 de novembro (quinta-feira) uma Caravana à Brasília pela retirada do Projeto de Lei 7200/06 para a qual estão convidados Sindicatos, Associações de Docentes, Técnicos e Dirigentes das Universidades, Movimentos Sociais e Secundaristas. Os estudantes pretendem ser recebidos pelo Governo Federal e pelo Congresso Nacional para exigir a retirada imediata desta RU.
A Plenária Nacional constituiu uma Coordenação de entidades para preparar a Caravana e também está proposta a realização de uma semana nacional pela retirada da RU com atividades e manifestações nas Universidades entre os dias 9 e 14 de outubro.
Chamamos todas as entidades e estudantes a somarem a essa convocatória e prepararem em suas universidades a Caravana à Brasília.