domingo, agosto 27, 2006

Acervo da DVD-Teka do CAF

Divita-se, na luta pela construção de um Conhecimento emancipatório

obs: Em ordem alfabética. Para ver a decrição é só clicar.

Os vídeos do FELCO (festival Latino de Cinema Obreiro) estão reunidos em dvds por temas no final da página

A Batalha de Argel
A luta do povo argelino por sua libertação do jugo do colonialismo francês, apresentada no filme de Gillo Pontecorvo, tem como fio condutor a história de integrantes da Frente de Libertação Nacional (FLN), Ali-la-Pointe e seus companheiros que resistem na Casbah, o maior bairro popular da capital Argel.


A Carne é Fraca
Um dos destaques do trabalho é o impacto ambiental. Segundo este documentário, a região amazônica tem sido seriamente prejudicada pela pecuária, que ocupa uma extensão de terra, cada vez maior acarretando desmatamento e poluição de recursos hídricos.



A Classe Operária Vai ao Paraiso.
Lulu (Não confundir com Lula) é um operário metalúrgico, que perde um dedo em acidente de trabalho e é envolvido em movimento de protesto. Descobre assim a vida sindical. Ele divide-se entre as tentações da sociedade de consumo e as convocações da esquerda tradicional, numa radiografia do impasse ideológico de muitos trabalhadores. Ganhou o prêmio David di Donatello 1972 de melhor filme, além da Palma de Ouro no Festival de Cannes 1972.

A Corporação
Desde o século 18, as leis norte-americanas consideram as corporações como entidades juridicamente iguais a pessoas. A partir deste arbitrário, este filme pretende colocar as corporações no banco do psicanalista e desvendar os padrões comportamentais de alguns destes grandes conglomerados - seu surgimento e crescimento espetacular - até tornarem-se o modelo institucional dominante do nosso tempo.


A Greve

Em 1924, o jovem Serguei Eisenstein, então com 26 anos, dirigiu o filme que mudaria a estética e a linguagem do Cinema Soviético. A greve é uma visionária experimentação de manipulação de imagens. O filme recria brilhantemente a greve que ocorreu em 1912 na Tsarist Rússia, num conflito entre operários e polícia.


A revolução Não será Televisionada
O documentário nasceu por obra de uma equipe de TV irlandesa (Rádio Telefís Éirieann) que estava em Caracas, no Palácio de Miraflores, para filmar um documentário sobre Chávez. Ao perceber a agitação política no país, os documentaristas direcionaram seu foco para os acontecimentos que levaram à deposição e ao retorno de Chávez.

A Sociedade do Espetáculo
Nas sociedades dominadas pelas modernas condições de produção, a vida é apresentada como uma imensa acumulação de espetáculos. Tudo o que era diretamente vivido vira mera representação.


Baraka é um filme documentário experimental, dirigido por Ron Fricke, cinematografista de Koyaanisqatsi, o primeiro da trilogia Qatsi, de Godfrey Reggio. Frequentemente comparado a Koyaanisqatsi, o assunto principal de Baraka é, de fato, similar, incluindo filmagens de várias paisagens, igrejas, ruinas, cerimônias religiosas e cidades, misturando com vida, numa busca para que cada quadro consiga capturar a grande pulsação da huminidade nas atividades diárias.

Batalha na Russia

A Batalha da Rússia” é um documentário realizado com imagens exclusivas, filmadas pelos soviéticos ou capturadas do inimigo. É a história da heróica resistência do povo soviético diante da agressão e da barbárie nazista.




Batismo de Sangue

No final dos anos 60 no Brasil, um grupo de frades dominicanos, movidos por ideais cristãos, decide apoiar a luta armada contra a ditadura militar. Os frades são presos e torturados. Um deles, Frei Tito, é mandado para o exílio na França, onde comete suicídio para se libertar de seus carrascos.


Bicho de Sete Cabeças
Os pais de um jovem descobrem um cigarro de maconha em seu casaco e são aconselhados a internar o filho numa instituição psiquiátrica. MUITO BOM!!!




Boca de lixo

O final do serviço diz que é a limpeza da casa, ir jogando fora o que se desprezou, o que se reciclou, o que findou ali. Mas ele (o lixo) continua ali e dali ele continua pra mais longe ainda…" Aquilo que não serve mais, que foi rejeitado pela cidade, que perdeu a utilidade para nós, o "final do serviço", enfim, nas palavras de Seu Enock, é também o início do documentário.

Caminho para Guantanamo
uhel, Shafic e Asif, três cidadãos britânicos de origem paquistanesa viajam em setembro de 2001, da Inglaterra para o Paquistão para um casamento.




Chove Sobre Santiago
O filme retrata a preparação e o momento do golpe militar de 11 de setembro de 1973, quando o governo de Salvador Allende é derrubado.


Cronicamente inviável
"Cronicamente Inviável" é um tapa na cara de uma sociedade que não foi capaz de assumir seus conflitos e de resolvê-los pela política ou pela ruptura. Como nada evolui, apenas se agrava com a sofisticação dos métodos de dominação, instala-se o mal estar generalizado. E o sentimento de impotência vem acudir os que ainda guardam um resto de dignidade. Nada mais atual num tempo de demissões públicas e escândalos privados.


Em Busca da Terrado Nunca
Não é nada revolucionário, mas faz bem aos olhos e ao coração.





Encouraçado Potenkin
Em 1905, na Rússia czarista, marinheiros do encouraçado se revoltam por terem sido maltratados pelos superiores, sendo que alguns deles eram executados ao desobedecer à ordens.





Era Uma Vez Um Arrastão (2005)





Estamira
Estamira é uma senhora de mais de 60 anos que apresenta distubios mentais, e vivia e trabalhava (à época da produção) no aterro sanitário Jardim Gramacho, local que recebe o lixo produzido na cidade do Rio de Janeiro. ( É bem melhor que a descrição).


FELCO
(descrição de todos os Vídeos no fim da página, são vários temas)


Filhos do Paraiso

Um menino de apenas 9 anos e de família humilde perde os sapatos de sua irmã, forçando-o a treinar para ganhar o prêmio de uma corrida, que irá permitir que ele compre um novo par de sapatos.




Gandhi







Ilha das Flores
Um tomate é plantado, colhido, transportado e vendido num supermercado, mas apodrece e acaba no lixo. Acaba? Não. ILHA DAS FLORES segue-o até seu verdadeiro final, entre animais, lixo, mulheres e crianças. E então fica clara a diferença que existe entre tomates, porcos e seres humanos.



Loose Change

Machuca

Em pleno Chile do governo Allende, dois garotos de classes diferentes criam uma forte amizade. ( na verdade é bem mais que isso)



Malcon "X"
O negro mais furioso de todos os furiosos fez muitas pessoas mudarem o pensamento a respeito de si mesmas




MEATrix

Sustainable Table tem como objetivo alertar os consumidores sobre os problemas das fazendas industriais e também mostrar a importância da escolha diária de comidas sustentáveis, ou seja, mais naturais sem agrotóxicos e produzidas de forma mais saudável.

Morte e Vida Severina

Filme adaptação do Poema de João Cabral de Mello Neto. Narra a tradicional saga dos nordestinos do sertão em direção ao mar em busca de trabalho. Severino, migrante nordestino fugido da miséria, sai do Sertão em busca de trabalho. Enfrentando as piores dificuldades, ele atravessa o agreste e Zona da Mata, morrendo um pouco pelo caminho, até chegar ao litoral.


Muito Além do cidadão Kane
"‘Muito além do cidadão Kane’, o documentário de Simon Hartog sobre a Rede Globo para a TV britânica está completando 10 anos. Por mais incrível que pareça, continua proibido para aqueles que seriam os principais interessados: os telespectadores brasileiros.


Não Matarás
E, apesar das grandes somas investidas em todo tipo de experimentação animal, os índices das doenças do coração, o câncer, a AIDS, e outras, continuam a crescer. Mas novas drogas surgem todos os dias, dando lucros a uma indústria que se alimenta da doença, e em nada ajuda a promover a saúde.


Notícias de uma guerra particular

Flagrantes do cotidiano das favelas dominadas pelo tráfico de drogas alternam-se a entrevistas com todos os envolvidos no conflito entre traficantes e policiais - incluindo moradores que vivem no meio do fogo cruzado e especialistas em segurança pública. A realidade da violência é apresentada sem meio-tons e da forma mais abrangente possível, tornando patente o absurdo de uma guerra sem fim e sem vencedores possíveis.


O ano em que meus pais saíram de férias.
Os pais de um garoto inesperadamente o deixam com o avô paterno, por terem que fugir devido à repressão da ditadura militar. Com Paulo Autran, Simone Spoladore e Caio Blat.




O dia em que Dorival encarou a Guarda
Todo homem tem seu limite, e Dorival resolve enfrentar a tudo e a todos para conseguir o que quer. A história da luta desigual de um homem contra um sistema sem lógica e sem humanidade.



Obrigado por Fumar

O porta-voz das grandes empresas do tabaco manipula informações para minimizar o risco do uso de cigarros. Porém o interesse de seu próprio filho em seu trabalho faz com que ele repense o que faz.




O Jardineiro Fiel
Após uma ativista ser assassinada, seu marido parte em viagem para descobrir o que realmente aconteceu com ela.




Os Fuzis
Em um bolsão de fome no Nordeste, grupo de soldados tenta impedir que população invada e saqueie depósito de alimentos.






O Prisioneiro da grade de Ferro
Um ano antes da desativação da Casa de Detenção do Carandiru, detentos aprendem a utilizar câmeras e documentam o cotidiano do maior presídio da América Latina. A verdadeira historia do Carandiru (muito bom)



Outubro
Terceiro longa metragem de Eisenstein e mais uma de suas fantásticas obras. Filme produzido para comemorar os dez dias da Revolução Soviética em 1917, durante os quais os bolchevistas derrubaram o governo Kerensky. Filme obrigatório aos amantes da sétima arte por sua criatividade e forte apelo político e social.



Quanto vale ou é por quilo?

Um paralelo entre a vida do período da escravidão e a sociedade brasileira atual, focalizando as semelhanças no "comportamento mercadológico" das duas épocas.

Muito Bom mesmo


Quase dois irmãos
Miguel é um senador que decide reencontrar Jorge, um antigo amigo de infância e atualmente poderoso traficante de drogas do Rio de Janeiro, para negociar um projeto social nas favelas. De origens diferentes, eles se tornaram amigos na década de 1950. Nos anos 70, reencontraram-se na prisão de Ilha Grande, onde os brancos eram prisioneiros políticos e os negros, criminosos comuns.


Quem matou o carro elétrico?
Em 1996 ele surgiu nas estradas da Califórnia. Era o carro mais rápido e
mais eficiente já construído. Funcionava à eletricidade, não emitia poluente
s e colocou a tecnologia americana no topo da indústria automotiva. Mas muita gente grande ficou realmente incomodada e esses carros foram destruídos. Especialistas, consumidores, ambientalistas, políticos, diretores envolvidos e até estrelas de cinema deram suas versões. Quem Matou o Carro Elétrico? é a verdadeira autópsia
que revela os culpados deste crime contra a humanidade

Que porra é essa?
Clica e descobre.




Que Viva México!








Roger and ME.
Em Roger e eu Michael Moore denuncia o sofrimento de milhares de famílias que simplemente cairam arrasadas ao passo do grande capital e tira a luz a lógica implacavel do modelo de vida estadunidense, que despreza aos perdedores porém evita perguntar pelas razões que conduzem (por exemplo aos habitantes de Flint) desde o trabalho honrado até a pobreza mais indigna.

Rosa Luxemburgo.
Sobre a vida da militante alemã Rosa Luxemburgo.





Saneamento Básico
Mobilização de uma comunidade por obras de saneamento básico se transforma na realização de um vídeo de ficção científica.





SICKO
O filme
denuncia a máfia da indústria farmacêutica, dos planos de saúde e do sistema de assistência médica nos Estados Unidos.





Sonho Tcheco
O consumismo alienado e poder de manipulação da mídia são os temas centrais deste documentário manipulador. Em cinco anos, 125 hipermercados foram construídos na República Tcheca e a população do antigo país socialista apaixonou-se pelo consumo. Uma mudança drástica para um povo que há poucos anos dormia em filas para comprar produtos de primeira necessidade. Em tom crítico, o filme lança a campanha de um novo e enorme supermercado fictício que promete os melhores produtos e preços para uma vida melhor.

Spartakus
O diretor Stanley Kubrick (Laranja mecânica) traz às telas a história de Spartacus, gladiador que se revolta contra a opressão dos nobres romanos e organiza uma rebelião de escravos. Com Kirk Douglas, Laurence Olivier e Peter Ustinov. Vencedor de 4 Oscars.




Surplus Por que o estilo de vida consumista causa tanto ódio em alguns? Será que o privilégio de consumir está realmente nos conduzindo a um mundo de felicidade? De onde vem esse sentimento de vazio que toma de assalto as "classes privilegiadas" (e o chamado "Primeiro Mundo") apesar de toda sua riqueza?


Uma intensa odisseia visual filmada ao longo de três anos em oito países. Desde os confrontos das manifestações em Gênova, 2001, passando pelos cemitérios de navios indianos operados com mão de obra semi-escrava, até as bonecas sexuais de silicone de 7.000 dólares da América, Surplus explora a natureza destrutiva da Sociedade de Consumo.

Terráqueos







Timor Leste: O Massacre que o Mundo Não Viu (2001)

Abra o atalho, o nome diz tudo.






Tiros em Columbine
Uma análise sobre a obsessão americana às armas de fogo, sob a ótica do diretor Michael Moore. Vencedor do Oscar de Melhor Documentário.





V de Vingança

Ambientado em um Reino Unido totalitário, V de Vingança conta a história de uma jovem da classe trabalhadora, Evey, que é salva de ser estuprada e morta por agentes corruptos da polícia secreta, por um anarquista mascarado conhecido apenas como “V”.



Valentin
Um garoto solitário que vive com a avó acredita que possa ter uma mãe quando conhece a mais nova namorada de seu pai.




Vivir lá Utopia

Este documentário é resultado de um trabalho minucioso sobre a memória da Guerra Civil Espanhola e os antecedentes históricos do movimento libertário espanhil. A realidade da utopia anarquista vivida na Espanha, que transformou radicalmente as estruturas da sociedade em amplas zonas entre os defensores da República durante a guerra de 1936-39.

Volver
Uma mulher tenta salvar sua filha adolescente, que matou o pai que queria abusar sexualmente dela.




"Z" de Costas Gravas

Z é um thriller político dirigido em 1969 pelo diretor grego Costa-Gavras, baseado na novela de mesmo nome do escritor Vassilis Vassilikos.
Muito bom



Zuzu Angel

Brasil, anos 60. A ditadura militar faz o país mergulhar em um dos momentos mais negros de sua história. Alheia a tudo isto, Zuzu Angel (Patrícia Pillar), uma estilista de modas, fica cada vez mais famosa no Brasil e no exterior. O desfile da sua coleção em Nova York consolidou sua carreira, que estava em ascensão. Paralelamente seu filho, Stuart (Daniel de Oliveira), ingressa na luta armada, que combatia as arbitrariedades dos militares.



FILMES DO FELCO


DVD 1
Asi es el subte
Título em português:Assim é o metrô
Ano:2005
Gênero:Documentá rio
Sinopse:O triunfo dos trabalhadores do metrô foi um grande avanço no
caminho para quebrar a política de congelamento salarial do governo
Kirchner. A formação de um corpo de delegados com uma direção
poilítica independente da burocracia sindical e do governo é uma
contribuição ao conjunto da classe operária em sua luta.
Direção:Ojo Obrero

DVD 2
Chile Top 10
Ano: 2005
Gênero: Documentário
Sinopse: O país que nas palavras de seu ministro da economia é "Top
tem" da economia mundial implica seu povo-raiz, o Mapuche, sua
Mãe-Terra, Gulumapu, às injustiças do capitalismo, ao servilismo de
"la razón o la fuerza" que ostenta sua bandeira. Na Araucanía os
Mapuches lutam contra a polícia, herança de Pinochet, nos bairros o
hip-hop conscientiza, Bush pisa, pela primeira vez, na América do Sul,
"el desarollo tiene más náufragos que navegantes"?

Puelmapu
Ano: 2005
Gênero: Documentário
Sinopse: Uma mina de ouro em PuelMapu: Esta história é o relato de uma
mobilização popular na pequena cidade de Esquel, na Patagônia
argentina, onde um plebiscito logrou impugnar a concessão feita a uma
multinacional para explorar uma mina de ouro a céu aberto. O
documentário também investiga a condição dos mapuches, o povo
originário da região.

DVD3
Hip-hop com dendê

Reflexo do movimento que ganha milhares de adeptos no mundo, o hip hop
chega à Bahia e conquista grande parte da sua juventude periférica,
que mistura os elementos – grafite, break, rap, DJ, MC e o
"pensamento" – com as expressões artísticas locais. Juntos descobrem
formas alternativas de se comunicar e falar para aos seus, por meio de
rádios comunitárias, jornal comunitário, internet e em especial o boca
a boca.
No elenco: MV Bill, DJ Branco – CMA Hip Hop/Rede Aiyê Hip Hop, DJ
Bandido – Quilombo Vivo, Gey Espinheira – Sociólogo, Hamilton Borges -
Movimento Negro Unificado, Mario Sartorello – Radialista, Ricardo
Andrade - Jornal Folha Popular/PCE, Paulo Rogério - Instituto de Mídia
Étnica, entre outros.

No Meio do Caminho
Ano:2002
Gênero: Documentário
Sinopse: Quatro pessoas com dificuldades de locomoção conduziram a
equipe do documentário num roteiro pela cidade, destacando os
problemas e as soluções de acessibilidade no ambiente construído.
Produzido em parceira como o laboratório de vídeo da FAU-USP.

Peju Katu Kurimgue'i.. . Venham Todas as Crianças
Ano:2004
Gênero:Documentá rio
Sinopse:A equipe do documentário passou algumas tardes com as crianças
guaranis da Aldeia Krucutu, em Parelheiros- SP, gravando algumas
brincadeiras e jogos infantis.
Direção: Andre Costa e Silvio Cordeiro

DVD 4
O espetáculo democrático
Ano:2003/04
Gênero:Documentá rio
Sinopse: A partir do registro da posse do Presidente Luiz Inácio Lula
da Silva, o vídeo procura refletir a respeito dos últimos 15 anos de
nossa história política. O "Brasil democrático" é discutido através de
imagens de campanhas eleitorais, entrevistas com parte da velha e da
nova burocracia estatal, marqueteiros e com brasileiros pertencentes a
diferentes movimentos sociais. Qual é o desafio da sociedade
brasileira frente ao primeiro governo supostamente de esquerda,
popular e até socialista? (veja também pela internet)
Direção:Guilherme César

DVD 5
Curtas pela democratização da mídia
Ano:2001-2004
Gênero: outro
Direção: Videohackers, Sem Sizo, Telephone Colorido, Media Sana, A
Revolução não será televisionada, CMI São Paulo

DVD6
Chico Mendes
Ano:2005
Gênero:Documentá rio
Sinopse:ocupaçã o de terreno na periferia de São Paulo, e embate com
membros do governo local
Direção:Brigada de guerrilha cultural MTST

Direitos esquecidos
Ano:2005
Gênero:Documentá rio
Sinopse:A vida na favela e uma alternativa: a ocupação, a luta por
moradia.
Direção:Brigada de Guerrilha Cultural MTST

DVD 7
O dono do prédio
Ano:2004
Gênero: Documentário
Sinopse: Na noite de 7 de novembro de 2004, aproximadamente 120
integrantes do MSTC ( Movimento Sem-Teto do Centro ) ocuparam um
prédio da Caixa Econômica Federal, localizado na Praça Roosevelt,
centro de São Paulo, abandonado há 10 anos. As pessoas do movimento
que não conseguiram entrar no prédio, por causa da chegada da Polícia
militar, tentaram permanecer junto ao mesmo, como forma de apoio às
pessoas que estavam fechadas lá dentro, mas a polícia isolou a praça,
transformando a área numa " praça de guerra", nas palavras dos
próprios policiais. De um lado da praça, junto ao prédio ocupado, a
polícia e a imprensa; do outro, sem teto e apoiadores. A câmera deste
vídeo transita por estes dois lados até o desfecho da ocupação, que
durou 16 horas, mostrando tanto a perseguição aos sem-teto quanto os
bastidores da imprensa e até mesmo da equipe de um documentário; além
de trazer à tona sua história pessoal com uma das pessoas na janela do
prédio.
Direção:
Graziela Kunsch (A.N.T.I. cinema e CMI)

Dekassegui
Ano:2006
Gênero:Documentá rio
Sinopse:A respeito dos brasileiros descendentes de japoneses que
partem para trabalhar no Japão.
Direção:Roberto Maxwell

DVD 9
Movimento Passe Livre
Sinopse: Coletânea de documetários do movimento Passe livre

Ni la bengala ni el rokamrol
Gênero:Documentá rio
Sinopse: massacre em discoteca em Buenos Aires, movimento pela punição
dos responsáveis

De pie
Título em português: De pé
Ano: 2003
Gênero: Documentário
Sinopse: greve de fome contra a corrupção em universidade de Santa
Cruz de la Sierra

Soplando al viento
Gênero: Ficção
Sinopse: pai transmite ao filho as tradições de sua gente

Los punos
Título em português: Os punhos erguidos
Ano: 2004
Gênero: Documentário
Sinopse: marcha de estudantes por verbas para a educação, por várias
cidades até La Paz

DVD 10
Construção
Ano: 2005
Gênero: Experimental
Sinopse: Imagens documentais sobre a música de Chico Buarque.
Direção:Maria Gutierrez

19 y 20
Ano:2001
Gênero:Documentá rio
Sinopse:Manisfestaçõ es de 2001 na Argentina.
Direção:Matias Lancetti

Volver
Ano:1989
Gênero:Experimental
Sinopse:Imagens da Argentina menemista, ao som de tango.

DVD 11
Leviatã
ano:1999
Gênero:Ficção
Sinopse: A morte de um nordestino em São Paulo.
Direção: Camilo Cavalcante

Percal
Ano:2005
Gênero:Documentá rio
Sinopse: A visita de Rodrigo Rato, presidente do FMI, a Buenos Aires
recrudesce o sentimento de anti-colonialismo na população e revigora a
identidade latino-americana pelas veias abertas desta cidade em
transe. Buenos-Aires pós-Corralito, o Percal ( título de um tango
tradicional, tecido brilhosos ) da América Latina globalizada.


Alguns Vídeos podem ser encontrados no:
http://www.sabotagem.revolt.org/ ou no http://www.trocadoc.cjb.net/