domingo, outubro 14, 2007

Estudantes protestam contra Reuni (do Jornal Brasil de FATO)

Cerca de 300 estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) participam de passeata contra o decreto presidencial; críticas às metas definidas pelo programa do governo Lula
Cerca de 300 estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) participam de passeata contra o decreto presidencial; críticas às metas definidas pelo programa do governo Lula
11/10/2007

Pedro Carrano,

de Curitiba (PR)


Estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) fizeram uma caminhada, em Curitiba (PR), em protesto contra o Reuni – decreto do governo federal em vias de ser aprovado pelo Conselho Universitário da UFPR, no próximo dia 18 de outubro. Em alguns Estados, universidades estão adiando a decisão devido à pressão dos estudantes.

Em ato convocado pela Frente Contra a Reforma Universitária, os estudantes partiram de diferentes campi em direção à reitoria da universidade, para entregar ao reitor um documento contra a aprovação do Reuni. Foram recebidos pela vice-reitora, Márcia Helena Mendonça, que não revelou sua posição sobre o programa.

Os estudantes criticam os princípios do Reuni. Para receber recursos do MEC, as universidades devem cumprir metas como a elevação da taxa média de conclusão dos cursos para 90%. Na Federal do Paraná, por exemplo, este teto está hoje em 55%. Noutros países, a taxa de conclusão dos cursos é de 70%, porém, vem acompanhada de investimentos na universidade, que se refletem na qualidade do ensino. “Os melhores índices do mundo são decorrentes de altos investimentos por estudante, enquanto o Reuni diminui em 50% este investimento por estudante”, afirma Alexandra Bandoli, estudante de Ciências Sociais.

Outra meta estabelecida pelo Reuni é a relação de 1 professor para cada 18 alunos – atualmente, a média nacional está em 1 para 10. Para cumprir o decreto, é exigido o aumento do número de alunos na universidade (entre 70 e 300% segundo o Andes-Sindicato). De acordo com os estudantes, a ampliação do acesso à universidade é necessária, mas o aumento de vagas previsto pelo Reuni não vem acompanhado de investimento em infra-estrutura e ampliação do quadro de docentes. Os professores ficam sobrecarregados com esta situação – e sem aumento no salário.

“Isto aumenta a carga de trabalho dos professores, que já trabalham em sala de aula, na pós-graduação e pesquisa. Além disso, o que estamos discutindo é que estarão contratando, na maior parte, professores substitutos para suprir a demanda”, afirma Cristiane Coradin, estudante de Agronomia.

Os estudantes enxergaram a mobilização como positiva, devido à presença daqueles que não estavam organizados. “A mobilização aponta sinais de mudança. Como cada setor tem que aprovar o programa, isto forçou vários cursos a discutir o Reuni”, comenta Bernardo Paim, citando o caso do curso de Nutrição, cujos estudantes organizaram uma paralisação decidida em assembléia ampla.

O que é:

O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), instituído pelo Decreto nº 6096 (abril de 2007), é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) de apoio a planos de reestruturação e expansão das Universidades Federais. Para receber os recursos do ministério, as universidades devem cumprir duas metas básicas: atingir a média de 18 alunos por professor e diplomar 90% dos alunos ingressos. Para isso, as universidades devem aumentar o número de alunos. De acordo com a Frente Contra a Reforma Universitária: “Na prática, aumenta-se o número de estudantes sem aumentar o número de professores, o que resulta em salas mais cheias; maior exploração do professor que continua a receber o mesmo salário e trabalha mais”.

Mais informações:

Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior

Reuni

1 Comments:

At outubro 15, 2007 12:14 AM, Blogger Willian Araújo said...

Olá, meu nome é Willian Araújo, sou acadêmico de jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria. Estou escrevendo uma matéria sobre o REUNI. Gostaria de saber como andam as negociações ai na UFPR sobre a adesão ao REUNI. Se estiverem interessados em manter contato: Meu MSN é: willian186@hotmail.com

Meu telefone: (55)84075272

Desde já agradeço pela ajuda!

Abraço!

 

Postar um comentário

<< Home